O primeiro dia do Carnaval de Salvador, que começou oficialmente ontem (27), foi considerado tranquilo. Segundo dados apresentados na reunião de avaliação da festa, realizada hoje (28) no Quartel dos Aflitos, da noite de ontem até 7h desta sexta-feira (28), nenhuma ocorrência grave foi registrada nos três circuitos:
Dodô (Barra/Ondina), Osmar (Campo Grande) e Batatinha (Pelourinho).

No Circuito Dodô, houve quatro roubos, contra 13 do ano passado. No centro da cidade, não houve registro – no ano passado, foram duas ocorrências. Foram registradas dez lesões corporais leves no Circuito Osmar. Na Barra/Ondina, foram nove lesões do mesmo tipo, totalizando 19 ocorrências, contra 16 em 2013. Nos três circuitos, foram registradas 43 ocorrências de furtos, contra as 68 do mesmo período do Carnaval passado.

Neste primeiro dia da festa, 91 pessoas foram conduzidas às delegacias, sendo três em flagrante. A polícia também apreendeu quatro armas brancas.

“Tivemos uma redução de quase 40% nos crimes contra o patrimônio e não houve registro de homicídio e nem de lesão corporal grave. Por isso, podemos considerar que o primeiro dia foi bastante tranquilo, com boa atuação da polícia”, afirmou o secretário da Segurança Pública, Maurício Barbosa.

Saúde – Além da redução nas ocorrências policiais, houve uma diminuição no número de atendimentos nas unidades de saúde instaladas nos circuitos do Carnaval.

No primeiro dia da festa, cinco pessoas foram atendidas, contra 15 no ano passado. Conforme o secretário estadual da Saúde, Washington Couto, todas as unidades de urgência e emergência estão funcionando normalmente, bem como o Hospital Geral do Estado (HGE), o Hospital do Subúrbio e o Ernesto Simões, dando suporte aos postos.

“Nos postos de saúde, o paciente é examinado e, se necessário, é encaminhado à rede hospitalar. Os hospitais atendem os casos mais graves, como traumas, processos cirúrgicos e internação em UTI. Toda esta estrutura está bem articulada”, destacou o secretário.

 

Publicada às 11h30
Atualizada às 15h