A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) começou a montar, no dia 3 deste mês, a infraestrutura dos serviços de água e esgoto nos circuitos do Carnaval de Salvador, dentro do prazo determinado pela prefeitura – até o dia 20.

Os trabalhos estão sendo realizados de acordo com a demanda dos espaços privados e públicos que vão funcionar durante a festa. As ligações de água provisórias são realizadas após a conclusão da montagem dos camarotes ou módulos.

Este ano, a empresa vai atender a sete camarotes particulares, dois camarotes da Empresa Salvador Turismo (Saltur), o camarote do Governo do Estado, 38 postos da Polícia Civil, 27 postos da Polícia Militar, oito postos dos Bombeiros, 11 postos da Secretaria Municipal da Saúde, quatro postos da Superintendência de Controle e Ordenamento do uso do Solo do Município (Sucom), 188 containers sanitários da Limpurb e duas ligações de alta pressão para lavagem de ruas nos circuitos Dodô e Osmar.

A estrutura provisória de esgotamento sanitário para atender os circuitos também está sendo montada. Um poço de visita foi aberto na Rua Chile para a descarga dos banheiros dos trios elétricos no novo ponto de saída dos blocos instituído pela Prefeitura, que encurtou o desfile de trios no circuito Osmar, retirando a Rua Carlos Gomes do percurso.

Trios elétricos

Toda a rede coletora dos circuitos Dodô e Osmar está passando por limpeza, lavagem e inspeção. As ligações de esgoto provisórias, feitas pelos responsáveis pelos camarotes e postos de serviços públicos, também estão sendo vistoriadas e cestas com peneiras foram colocadas em 16 poços de visita que servirão de descarga para os trios elétricos.

A Embasa montará equipes, envolvendo o trabalho de 50 pessoas para dar manutenção na rede de esgoto e de 100 pessoas para garantir o bom funcionamento do serviço de abastecimento de água nos circuitos da festa. Equipamentos, como carros-pipa e caminhões para limpeza de rede de esgoto, também serão disponibilizados.