Seis estabelecimentos foram autuados nesta sexta-feira (14) em mais um dia da ‘Operação Fast Food’ realizada pelo Procon-BA, órgão vinculado à Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH). O objetivo da ação é verificar se os principais fast foods que funcionam em Salvador seguem as normas do Código de Defesa do Consumidor (CDC) e legislação correlata.

Os fiscais autuaram os estabelecimentos Mais Grill, Subway e Bob’s Burgers (localizados no Shopping Lapa), Bonzai e Bob’s (no Shopping Bela Vista) e Subway (no Salvador Norte Shopping).

As equipes do Procon encontraram irregularidades como ausência de informações sobre validade, fabricante e data de abertura dos produtos, ausência do exemplar do Código de Defesa do Consumidor em local visível e de fácil acesso, produtos com prazo de validade vencido, ausência de cardápio e tabela de preços na entrada do estabelecimento, além da inadequação do acondicionamento e conservação de alimentos e bebidas.

Os fast foods Subway, MC Donald’s, Burger King, MR. Pretzels e Cupim Pão de Batata (localizados no Shopping Barra), Aladin e MC Donald’s (Shopping Lapa), MC Donald’s, Burger King, Bob’s e Yang Ping (Salvador Norte Shopping) e o Fast Salad (Shopping Bela Vista) também foram fiscalizados, mas os fiscais não constataram irregularidades.

“A ação tem por objetivo principal a efetivação dos direitos à saúde e à segurança alimentar da população. O consumidor que constatar qualquer irregularidade deve fazer denúncia junto ao órgão para que sejam adotadas as medidas punitivas cabíveis”, disse o superintendente do órgão, Ricardo Maurício Freire Soares. Denúncias podem ser feitas na página do Procon-BA no Facebook ou pelo e-mail denuncia.procon@sjcdh.ba.gov.br.