O Complexo Cooperativo de Reciclagem da Bahia (CCRB) apresenta nesta quinta-feira (20) as ações do Projeto Eco Folia Solidária – O Trabalho Decente, Preserva o Meio Ambiente durante o Carnaval de 2014. Será às 9h, na sede da Associação Baiana de Imprensa (ABI), na Praça da Sé, em Salvador.

A iniciativa, que surgiu com o objetivo de melhorar, organizar e valorizar o trabalho dos catadores de material reciclável, completa 11 anos de atividade, realizando ações para ajudar a combater o trabalho infantil durante o período de festa e a minimizar os impactos ambientais causados pelo descarte inadequado dos resíduos sólidos gerados durante a folia.

Os catadores avulsos que não integram cooperativas ou associações podem se cadastrar em alguma das cinco centrais de apoio ao catador, espalhadas no circuito do Carnaval. Para que o trabalho seja realizado com segurança, é disponibilizado um kit de proteção individual contendo fardamento, botas, luvas e protetor auricular.

Os beneficiados, segundo o representante do CCRB, Joilson Santana, terão direito a três refeições diárias, produzidas pela Rede de Alimentação de Economia Solidária. O EcoFolia Solidária 2014, conta com o patrocínio do Governo do Estado, por meio do programa Vida Melhor, da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate a Pobreza (Sedes) e Casa Civil, além da Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria de Ordem Pública (Semop), e da Empresa de Limpeza Urbana (Limpurb) e apoio da Coopcentral.

"Este é mais um ano que o governo estadual apoia o Eco Folia e a expectativa do Vida Melhor é que se consiga aperfeiçoar e ampliar cada vez mais esse tratamento que dignifica o trabalho dos trabalhadores de reciclagem, viabilizando fardamento e alimentação de qualidade, durante os dias de Carnaval", afirma o coordenador do Programa Vida Melhor na Sedes, Ápio Vinagre.

Unidades

Os catadores são remunerados pelo serviço ambiental urbano prestado durante o Carnaval. O material recolhido é direcionado para Centrais que ficam Barra, Ondina, Politeama, 2 de Julho e Ladeira da Montanha, onde os materiais recicláveis são triados, prensados e armazenados.

No ano passado, foram recolhidos mais de 70 toneladas de resíduos sólidos e líquidos e beneficiados 2.404 catadores. Para este ano, a meta é atender 1.100 catadores avulsos e coletar 70 toneladas de resíduos, para evitar que os mesmos acabem indo para mares, rios e córregos, preservando o meio ambiente.