Dezenas pessoas nas mais diversas regiões da Bahia participaram nesta segunda-feira (3) da primeira videoconferência de mobilização promovida pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) para a 3ª Conferência Estadual de Economia Solidária, que acontecerá em maio deste ano.

Do Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador, o evento foi transmitido para 34 municípios e acompanhado de perto por participantes em auditórios de videoconferências da Secretaria da Educação com capacidade para abrigar 30 pessoas em média.

A secretária do Trabalho em exercício, Olívia Santana, destacou a importância do evento para divulgar a conferência estadual e também a nacional, que vai elaborar o Plano Nacional de Economia Solidária. “Este processo é muito democrático e é preciso sensibilizar os prefeitos a apoiarem as conferências territoriais”. Segundo ela, “os municípios precisam cumprir o seu papel para fortalecer o movimento da Economia Solidária em todo o estado”.

Na abertura da videoconferência participaram os representantes do Ministério do Trabalho e Emprego, José da Boa Morte, e do Conselho Estadual de Economia Solidária, Débora Rodrigues. Ela explicou a metodologia para as conferências e destacou que, “desta vez, todas as conferências terão que ter no mínimo 16 horas de trabalho. Por isso, nenhuma poderá ser realizada em apenas um dia”.

Preparatória

Convocada pelo Governado do Estado, por meio do Decreto N.° 14.780 de 29 de outubro de 2013, a 3ª Conferência Estadual de Economia Solidária será preparatória para a Conferência Nacional, que acontecerá em Brasília, de 26 a 29 de novembro, quando será feito um balanço sobre os avanços, limites e desafios da Economia Solidária no país, considerando as deliberações das últimas conferências nacionais.

O evento na Bahia tem como finalidades promover o debate sobre o processo de integração das ações de apoio à economia solidária, fomentadas pelo governo e pela sociedade civil; elaborar os planos municipais, territoriais de economia solidária; propostas para construção do Plano Nacional de Economia Solidária, contendo uma visão de futuro, diagnóstico, eixos estratégicos de ação; programas e projetos estratégicos e modelo de gestão para o fortalecimento da economia solidária no país.