Nesta quarta-feira (12) acontecem, simultaneamente, nos municípios de Ilhéus e Vitória da Conquista, audiências públicas referentes à proposta de Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE) para o estado da Bahia.

Esta iniciativa integra uma série de encontros programados até o final do mês de março, cujo objetivo é aprimorar o conteúdo do documento, além de ampliar o debate com os setores da sociedade civil, instituições públicas e privadas, bem como dos diversos Poderes.

Em Vitória da Conquista o encontro será realizado no Cemae, localizado na Avenida Olívia Flores, 3000 – Candeias. Já em Ilhéus, o evento acontece no Hotel Praia do Sol, localizado na Avenida Tancredo Neves, S/N, km 0 – São Francisco. As duas audiências tem início às 8 horas.

De acordo com o secretário do Planejamento do Estado, José Sergio Gabrielli, “a importância do ZEE está em apontar, através de lei, as áreas adequadas à implantação de arranjos sócio-produtivos específicos, os locais que devem ser protegidos devido à maior vulnerabilidade ambiental e as regiões que se encontram em estado de degradação que deverão ser objeto de ações de recuperação”.

A Bahia foi dividida em 36 zonas que reúnem características físicas, ambientais e socioeconômicas similares. Informações sobre programação, detalhamento sobre as características e diretrizes das zonas, entre outros dados, podem ser acessados aqui.