Para conscientizar a sociedade sobre os perigos do consumo de alimentos de origem animal contaminados e sem certificado de inspeção, a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri), recebe os alunos da rede pública e privada de ensino da região de Vitória da Conquista, até esta sexta-feira (28), no espaço do Tatersal da Exposição Agropecuária (Expoconquista). A ação faz parte do projeto de Educação Sanitária ‘Adab na Exposição’.

O objetivo é conscientizar a população sobre a importância do alimento seguro e de qualidade para salvaguardar a saúde humana, como explica o diretor de Inspeção de Produtos Agropecuários da Adab, Adriano Bouzas. “Acredito no poder de transformação que o conhecimento traz para o cidadão e espero que cada aluno seja um porta-voz multiplicador de informação”.

O teatro de fantoches é a proposta da Adab para a Expoconquista diante do sucesso da estratégia adotada na Feira Nacional de Agropecuária (Fenagro). Os estudantes recebem também material informativo e assistem aos vídeos sobre abate clandestino e seus riscos para saúde pública, além de degustar produtos lácteos ofertados por indústrias inspecionadas da região.

Durante o ano, a Diretoria de Inspeção da Adab (Dipa) vai realizar ampla campanha educativa de combate à clandestinidade de produtos cárneos e lácteos. A educação sanitária é o agente promotor de mudanças comportamentais e instrumento de conscientização.