‘Construindo a soberania para a agricultura familiar’. Com esse tema, acontece até sexta-feira (21) o primeiro encontro sobre agroecologia no município de Maracás, situado no sudoeste baiano. O evento iniciado nesta quarta (19) é uma iniciativa da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri). As atividades são realizadas no Auditório Municipal da cidade, sempre a partir das 8h30.

Participam do encontro agricultores familiares, estudantes, representantes de movimentos sociais, assentados da reforma agrária e representantes da sociedade civil. Os temas compostagem, biofertilizantes, sistemas agroflorestais, defensivos naturais e produtos orgânicos são abordados pelo engenheiro agrônomo da EBDA, Daniel Dourado.

No último dia do evento, os participantes terão aula prática sobre manejo ecológico do solo, ocasião em que será demonstrado o preparo de composto orgânico enriquecido com biofertilizantes, conservação do solo, preparo de defensivos naturais e preparos homeopáticos.

O chefe do escritório da EBDA de Maracás, Bruno Henrique, afirma que o encontro é uma oportunidade de aprendizado para os participantes. “Durante uma semana, eles poderão discutir, dialogar e adquirir mais conhecimentos sobre técnicas ambientais sustentáveis e tornar suas propriedades mais produtivas”. O encontro é realizado com apoio da Secretaria Municipal de Agricultura, Agência de Defesa Agropecuária (Adab) e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município.