A Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac) registrou uma redução de 22% no número de entradas de adolescentes envolvidos em atos infracionais no período do Carnaval 2014. Os dados foram apresentados nesta quinta-feira (6) pelo Pronto Atendimento da Fundac, que atua em parceria com a 2ª Vara da Infância e Juventude, o Ministério Público e a Defensoria Pública.

Foram atendidos 75 jovens e apenas 15 internações por atos considerados graves, como roubo e tráfico de drogas. Em 2013, passaram pela Fundac durante a festa 91 adolescentes.

As ações de segurança do Plano Operacional de Carnaval 2014 da Fundac também foram executadas com sucesso em todas as unidades de internação. O planejamento incluiu ações de prevenção e contenção e atividades recreativas.

“Ficamos muito satisfeitos com este resultado, pois indica uma diminuição significante da violência praticada por adolescentes”, destacou a diretora-geral da Fundac, Ariselma Pereira.

Vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e de Combate à Pobreza (Sedes), a Fundac é o órgão responsável pela gestão da política de atendimento ao adolescente em cumprimento das medidas socioeducativas de semiliberdade e internação no estado da Bahia.

Acolhe adolescentes entre 12 e 21 anos incompletos, realizando o atendimento socioeducativo de acordo o Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA (Lei 8.069/1990) e o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo – Sinase (Lei 12.594/2012).