Nesta terça-feira (03), quinto dia de folia, o Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) continua funcionando em esquema de plantão 24 horas em seu posto localizado na Avenida Ademar de Barros, em frente ao campus da Universidade Federal da Bahia (Ufba).

O órgão também mantém a campanha ‘O bom folião não bebe na direção’, com ações educativas para os foliões dos blocos, camarotes e estacionamentos, distribuindo bafômetros descartáveis, medindo a quantidade de bebida alcoólica ingerida pelas pessoas e sempre alertando para a importância de não dirigir após beber.

No posto do Detran na Avenida Ademar de Barros, onde o órgão oferece atendimento, o folião pode fazer consultas relacionadas a veículos e habilitação e emitir a segunda via do documento de licenciamento (CRLV), em casos de perda ou extravio. Para a emissão do CRLV é importante estar em mãos com original e cópia do documento de identidade, CPF e boletim de ocorrência emitido pela Delegacia Digital, através da internet, além de dois quilos de alimentos que serão doados a uma instituição filantrópica.

Ouvidoria

A unidade conta ainda com um posto da Ouvidoria, que está recebendo as manifestações positivas e negativas do cidadão sobre os serviços prestados pelo órgão, para fins de correção e subsídios para novos planejamentos. O Detran também está fazendo o recolhimento de documentos perdidos, vistoria de emergência de trios e carros de apoio que circulam durante a folia, e as equipes de fiscalização e guarda de veículos continuam autuando para ordenar o trânsito no local.

Para Fábio Assis, consultor de vendas, que teve seu CRLV roubado na noite de ontem, "a iniciativa do Detran é maravilhosa, o transtorno é bem menor, não precisei esperar até quinta-feira para emitir meu documento. O atendimento foi rápido, prático e sem burocracia, o órgão está de parabéns”, disse o consultor.

O bom folião não bebe na direção

Durante toda a folia momesca, a equipe da Coordenação de Segurança e Educação para o Trânsito do Detran-Ba vem trabalhando com o intuito de conscientizar os foliões sobre o perigo de combinar bebida e direção. 

Com o tema da campanha ‘O bom folião não bebe na direção’, a equipe vem desenvolvendo ações educativas com os foliões dos blocos, camarotes e estacionamentos localizados nas mediações dos circuitos da folia, distribuindo bafômetros descartáveis, medindo a quantidade de bebida alcoólica ingerida pelas pessoas, e sempre alertando para a importância de não dirigir após beber.

No começo da tarde de domingo (2), durante a apresentação da cantora Carla Perez no circuito do Campo Grande, pelo bloco Algodão Doce, a equipe do Detran aproveitou a oportunidade para conscientizar os jovens foliões e seus pais, com faixas, pirulitos e distribuição de materiais educativos, além do Detranzinho que também não deixou a garotada parada.

Para o diretor-geral do Detran, Maurício Botelho, “a educação para o trânsito passa principalmente pela integração, pela brincadeira, pelo lúdico. Estamos aproveitando este momento do Carnaval para que as pessoas assimilem informações sobre o trânsito e acredito que estamos conseguindo”, disse. As ações continuam até terça-feira (4), último dia da festa.