Mais dez mil turistas estão chegando para o Carnaval de Salvador nesta terça-feira (4) em grandes cruzeiros marítimos. O primeiro transatlântico a chegar ao porto foi o MSC Orchestra, de bandeira panamenha e com capacidade para três mil passageiros. Os próximos navios a atracar são o MTWI Soverign, às 14h30, e o MSC Costa Fascinosa, às 17h.

A enfermeira Jaciara Rodrigues, 25 anos, veio do Maranhão com um grupo de oito pessoas e já no desembarque estava animada para a festa. A expectativa está ótima porque a gente sempre teve vontade de conhecer o Carnaval de Salvador. A recepção de cara já foi boa. Agora vou realizar um sonho, que é assistir ao último show do Chiclete com Banana.

De Belém do Pará, o propagandista de medicamentos Leandro Carreira, 28, está pela terceira vez em Salvador. A expectativa é muito boa. É meu terceiro ano no Carnaval de Salvador. Vai ser muito bom, como das outras vezes. Eu volto porque gosto da animação, da folia e do povo, que brinca sem confusão.

Ao todo, estão chegando para o Carnaval de Salvador 15 mil turistas, passageiros de quatro cruzeiros marítimos. Para receber esse público, foi preparado material de orientação e divulgação dos principais locais da festa, com dicas e informações importantes para a segurança do folião.

Guias e monitores

Os turistas estão sendo recepcionados pelos Guias e Monitores do Carnaval, da Secretaria do Turismo (Setur). Trouxemos a nossa música aqui para o porto, e nossas baianas [estão] mostrando a cultura da Bahia. Temos também monitores e guias, que falam vários idiomas, entre eles japonês, inglês, francês, mandarim, espanhol, e nosso site já registra mais de 1,2 milhão de acessos, afirmou o secretário do Turismo, Pedro Galvão.

No Carnaval deste ano, visitantes brasileiros, estrangeiros e baianos de outras cidades devem deixar R$ 1 bilhão em Salvador. A estimativa da Setur é de que 526 mil turistas passem pela capital baiana nos seis dias de folia.