Propostas de apresentação de espetáculos, intervenções urbanas de dança e dança de rua podem ser inscritas para o Quarta que Dança deste ano, projeto promovido pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb). Nesta 16ª edição, que tem inscrições abertas até 23 de abril, serão selecionados 17 trabalhos de temática livre. O texto do edital pode ser consultado no site da Funceb.

Os selecionados vão compor uma programação totalmente gratuita a ser realizada às quartas-feiras, nos meses de setembro e outubro, em Salvador e cidades do interior da Bahia. Serão contempladas 10 propostas de espetáculos de dança, quatro de intervenções urbanas de dança e três de dança de rua. Cada selecionado fará duas apresentações, recebendo um cachê total de R$ 7 mil, para os espetáculos, e de R$ 5 mil, para as intervenções urbanas de danca e dança de rua – valores que sofrem devidamente as tributações previstas em lei.

Os trabalhos de palco provenientes de Salvador poderão ser escalados para o Espaço Xisto Bahia, Centro Cultural Plataforma, Cine-Teatro Solar Boa Vista, Espaço Cultural Alagados ou Cine-Teatro Lauro de Freitas. Já os oriundos de outras cidades baianas farão uma apresentação em um desses centros localizados na capital e a outra, em um município do seu macroterritório de origem.

Já os trabalhos de rua devem acontecer ao ar livre, em espaços públicos como praças, ruas, parques e praias, durante o dia. O deslocamento entre municípios, a hospedagem e a alimentação, em caso de viagem, são também custeados pela Funceb.

Podem participar os maiores de 18 anos, brasileiros natos ou naturalizados, além de estrangeiros com situação de permanência legalizada, ou pessoas jurídicas do campo artístico-cultural, domiciliadas ou estabelecidas na Bahia. As inscrições são efetivadas tanto presencialmente, na sede da Funceb, em Salvador, de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h, quanto por via postal, através do serviço Sedex com Aviso de Recebimento, com entrega dos documentos exigidos na minuta do edital.