A semana começa com mais um ensaio do Cortejo Afro, nesta segunda-feira (17). A festa acontece no Largo Pedro Archanjo, às 21h, e os ingressos custam R$ 20. 

Terça-feira (18), a Orquestra de Pandeiros de Itapuã apresenta no Largo Pedro Archanjo um show que mistura tradição e modernidade, executando ritmos tradicionais populares. No repertório, canções autorais e releituras de artistas consagrados, como Gilberto Gil e Vinícius de Moraes. O show conta com a participação de Gal do Beco e do Mestre Madureira da Cuíca. No Largo Tereza Batista, será a vez do samba, com Negros de Fé. Já no Largo Quincas Berro d’Água, tem a banda Tomalira, que, através da percussão, dá uma nova roupagem a grandes sucessos do axé. 

Na quinta-feira (20), o sambista Roque Bentenquê faz a festa no Largo Quincas Berro d’Água, às 20h. Na mesma noite, acontece a quinta edição do Papo de Gaita. Desta vez, o evento será no Largo Pedro Archanjo, às 20h, com o show Zona Harmônica, que evidencia a pluralidade da gaita de boca e difunde a cultura do instrumento. 

Na sexta, o cantor Wilson Carvalho agita as estruturas do Largo Pedro Archanjo, às 21h, com um repertório composto por MPB, samba, funk, salsa e blues. No Largo Quincas Berro d’Água, às 21h, será a vez do show de Pedro Rego, músico que desenvolve um trabalho instrumental totalmente autoral, misturando ritmos como baião, reggae, bossa-nova, samba, rock e jazz. O show tem a participação de Odete Lamote, Parah Monteiro, Jorge Krunk e Mano W. A música instrumental também vai embalar a noite no Largo Tereza Batista, às 21h, com o Grupo Garagem. 

O sábado vai ser especial com a Banda Giramente, que propõe uma mistura da música pop com timbragens eletrônicas e influências regionais, tornando mais dançante a noite no Largo Pedro Archanjo, às 21h. Já no Largo Quincas Berro d’Água, às 21h, o cantor Lui Muritiba apresenta o show Tantos Carnavais.

Mais Pelô

A festa recomeça no Pelourinho na próxima segunda-feira (24), com o ensaio do Cortejo Afro, no Largo Pedro Archanjo, às 21h, com ingressos de R$ 20, e na terça tem a apresentação de Tamina e Itapuã Beat, no Largo Pedro Archanjo, às 21h, além do som bem baiano do Bembatrio, no Largo Quincas Berro d’Água, às 21h. 

Mais de 40 shows e eventos abertos ao público estão acontecendo durante este mês no Pelô. Toda a programação é promovida pelo Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI), órgão da Secretaria Estadual de Cultura (Secult).