No Mês do Teatro e do Circo, os profissionais que atuam na área cênica são contemplados com atividades de qualificação gratuitas. A Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), entidade da Secretaria de Cultura do Estado (Secult), e a Fundação Nacional de Artes (Funarte), vinculada ao Ministério da Cultura (MinC), em parceria com o Centro Técnico do Teatro Castro Alves (TCA) e o Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado da Bahia (Sated-Bahia), promovem duas oficinas gratuitas da área teatral: Maquinaria Cênica e Cenotecnia.

As aulas ocorrerão no próprio Centro Técnico do TCA, em Salvador, entre os dias 24 e 28 de março. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas no local, até o dia 19 de março, de segunda a sexta, das 14h às 18h, mediante apresentação do currículo do candidato.

Cada turma terá 20 vagas e, havendo número excedente de interessados, será feita análise curricular para seleção dos participantes.

Dia do Teatro

Além de firmarem a importante parceria entre dois setores da gestão da Funceb na área cênica – o Centro Técnico do TCA e a Coordenação de Teatro –, as oficinas marcam mais uma ação pública no mês em que se comemora o Dia Mundial do Teatro e Dia Nacional do Circo (27/3).

As atividades buscam abordar temas sobre o desenvolvimento cenotécnico, sob a ótica da utilização de objetos, adereços de cena e acessórios na atuação. Será discutido o descobrimento deste recurso concreto como acréscimo ao trabalho corporal do ator.

As aulas para as duas turmas serão ministradas por Pablo Oliveira, formado em Maquinaria e Cenotecnia do Teatro pelo Institut del Teatre de Catalunya (Barcelona). Desde 1996, atua como produtor de teatro e dança e, desde 2007, como diretor técnico, cenotécnico e maquinista de importantes espetáculos e festivais no Brasil e Espanha. Com experiência de trabalho junto a grandes grupos de teatro, ministra oficinas de auxílio à formação de cenotécnicos e demais profissionais das artes cênicas.

Novas tecnologias

A oficina de Maquinaria Cênica se direciona para técnicos de casas de espetáculo e é focada nos elementos que compõem a mecânica da caixa cênica. Serão tratados temas como segurança no trabalho em casas de espetáculo durante a construção, montagem e operação das estruturas cênicas; história da evolução da maquinaria no teatro ocidental; elementos constituintes do palco; e novas tecnologias disponíveis no mercado de tecnologia do espetáculo. As aulas ocorrerão no turno matutino, das 8h às 12h.

Já o curso de Cenotecnia é voltado para membros de grupos artísticos, técnicos de teatro e estudantes das áreas de artes cênicas, artes plásticas, design e arquitetura que tenham interesse em cenografia e cenotecnia.
Na pauta, estarão a importância do cenário como elemento da dramaturgia; o papel do cenógrafo e do cenotécnico; história da evolução da caixa cênica; elementos constituintes do palco; tipos de palco; materiais e ferramentas utilizadas em cenotecnia; segurança no trabalho no ambiente de teatro; e novas tecnologias disponíveis no mercado de tecnologia do espetáculo.

As aulas ocorrerão no turno vespertino, das 14h às 18h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (71) 3117-4875.