A Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), entidade da Secretaria de Cultura (Secult), e a Fundação Nacional de Artes (Funarte), vinculada ao Ministério da Cultura (MinC), em parceria com a Prefeitura de Cachoeira, promovem uma edição dos ‘Painéis Funarte de Bandas de Música na cidade de Cachoeira’, no Recôncavo, território de forte representação de conjuntos musicais.

A ação oferece 260 vagas para dez cursos que ocorrerão entre os dias 9 e 13 de abril, ministrados por professores de reconhecida competência, oriundos de diversas regiões do país. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 7 de abril, com envio do formulário preenchido (disponível na internet) para o e-mail do coordenador local – joseluizbernardo50@hotmail.com.

Os inscritos devem obrigatoriamente comparecer ao credenciamento de confirmação de vaga, a partir das 7h do primeiro dia de curso, e também estar presente na cerimônia de abertura, na primeira hora de atividades, que será realizada na Igreja do Carmo, onde ocorrerá o encerramento.

A iniciativa, que também ocorrerá nos estados Pará e no Espírito Santo, dá continuidade ao Projeto Bandas, criado pela Funarte em 1976. O objetivo é de potencializar e desenvolver a atuação de bandas de música no Brasil, apoiando, estimulando e preservando sua rica tradição musical.

Prêmio

A Funceb, que realiza em âmbito estadual o Programa de Apoio às Filarmônicas, consolida com essa ação uma parceria alinhada ao compromisso de valorizar estas entidades, que desempenham papel fundamental na cultura baiana. A abertura dos Painéis, inclusive, contará com a distribuição de instrumentos do Prêmio Funarte de Apoio a Bandas de Música 2013, para 13 bandas cadastradas no Programa.

O Prêmio foi aberto à participação de bandas de música, bandas municipais, bandas sinfônicas, bandas de concerto, bandas filarmônicas e sociedades musicais para propiciar a melhoria da qualidade técnica e artística desses conjuntos.

cursos e oficinas