Como foi realizada a transição do autoritarismo para a democracia no Brasil e quais suas consequências? Esta pergunta é o ponto de partida para as discussões desta quinta-feira (27), das 9 às 12h, no III Fórum do Pensamento Crítico, no Teatro Castro Alves (TCA), que discute o tema ‘Autoritarismo e Democracia no Brasil e na Bahia 1964-2014’.

Participam dos debates matinais o ex-ministro Luiz Dulci, o publicitário e político baiano Domingos Leonelli Netto, o economista e professor Renato Afonso, o professor da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Jorge Almeida e o escritor João Quartim de Moraes.

A transição do autoritarismo para a democracia na Bahia foi realizada por políticos que participaram ativamente do regime ditatorial, o que resultou num reforço e prolongamento de práticas políticas autoritárias no estado, atravancando os caminhos para a democracia.

Sob essa perspectiva, a mesa do período da tarde, das 14 às 18h, desdobrará esses assuntos e também a distensão na Bahia. Para isso, integram a mesa, a senadora Lídice da Mata, o ex-preso político baiano Pery Falcon, o integrante da Comissão de Pós-graduação da Sociedade Brasileira de Física, professor Olival Freire, e o professor da Ufba, Antônio Câmara.

O Fórum é uma realização da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult), com o apoio da Secretaria da Educação do Estado, Fundação Perseu Abramo, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Ufba e Jornal A Tarde, Cese, Ministério da Justiça.

Avanços

A mesa de encerramento do evento, com o tema sobre avanços e os limites da democracia no Brasil e na Bahia, ocorrerá nesta sexta-feira (28), das 9 às 12h. Participam a professora aposentada da Ufba, Mary Castro, o membro da direção nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), João Pedro Stédile, e o escritor, jornalista, deputado federal e professor aposentado da Faculdade de Comunicação da Ufba, Emiliano José.

O Fórum será encerrado às 21h de sexta, com um show da banda BaianaSystem. Os participantes receberão vouchers para acesso gratuito. Já quem quiser assistir apenas ao show poderá adquirir ingressos por R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia), na bilheteria do TCA, a partir desta quinta-feira. Mais informações estão disponíveis na internet.