O bloco afro Ilê Ayê – o ‘mais belo dos belos’ – reuniu uma legião de baianos e turistas na saída no Curuzú. Para mostrar essa tradição de 40 anos, a TVE Bahia, pela primeira vez em HD, cobriu todo o ritual de beleza e devoção – a caracterização a Deusa do Ébano 2014 (de Cynthia Paixão), a cerimônia da Pomba da Paz (um pedido aos orixás que guie e proteja o bloco durante o desfile), a saída do cortejo e todo percurso até chegar ao Plano Inclinado da Liberdade.

Liliane Reis, da sacada da casa de Mãe Hilda, onde o Ilê Ayê inicia o ritual, transmitiu os detalhes da emocionante cerimônia, um dos momentos mais marcantes do Carnaval de Salvador. Durante o percurso, câmeras de alta definição foram posicionadas em pontos estratégicos do bairro, para acompanhar todo desfile, que, este ano, trouxe o tema ‘Do Ilê Axé Jitolú para o Mundo – Ah se não fosse o Ilê Ayê’, uma retrospectiva da trajetória de resistência, trabalho social e Carnaval.

Após a saída do Curuzú, a equipe da TVE foi a única emissora a aguardar o desfile do Ilê Ayê no estúdio do Campo Grande. O bloco passou por lá por volta das 4h30, com chuva, emoção e beleza.