A TVE Bahia fará uma viagem ao Irã para realizar um documentário sobre a cultura daquele país. Em torno desta proposta foi realizada a visita do embaixador do Irã no Brasil, Mohammad Ali Ghanezadeh, ao diretor-geral do Irdeb, Pola Ribeiro, e à chefe de gabinete da instituição, Gorette Randam.

O embaixador Ghanezadeh desembarcou nesta quarta-feira (19) em Salvador em viagem oficial de três dias, para encontrar autoridades e empresários locais.

Na visita ao Irdeb foram discutidos também a disponibilização de programas e documentários sobre a Bahia produzidos pela TVE, para a TV iraniana, e a realização de uma mostra cultural do Irã em Salvador na semana em que a seleção do país joga contra a Bósnia, na Arena Fonte Nova (25 de junho).

No evento acontecerão exposição de fotos e de peças artesanais e mostra de filmes, que poderão ser exibidos em espaços públicos e na programação da TVE, a depender das negociações que começam a ser realizadas agora, a partir da visita do embaixador.

Tradições – “Nós queremos descobrir o Irã, o modo de viver das pessoas, suas tradições, sua cultura”, afirmou Pola Ribeiro, enfatizando que as informações que chegam à população sobre o país são sempre sob a ótica da grande mídia e de interesses políticos.

Concordando, o embaixador Mohammad Ali Ghanezadeh reiterou total apoio à equipe de reportagem baiana para a realização do documentário, que será gravado totalmente em High Definition – HD.

Ao final da visita, além de um caixa com pistache iraniano, considerado o melhor do mundo, o embaixador presenteou o diretor do Irdeb com o livro ‘República Islâmica do Irã e o Patrimônio da Humanidade’ e com o documentário ‘Irã, Sete Faces da Civilização’. Pola Ribeiro presenteou o embaixador com o livro ‘Baianos’.