A estudante Laís Leal Dieb e a professora Cláudia Soares Santos, do Colégio Estadual Fred Gedeon, localizado no município de Floresta Azul, na região sul do estado, foram premiados na 12ª edição da Feira de Ciências e Engenharia (Febrace), com o projeto ‘A Poluição do Rio Salgado no Município de Floresta Azul: causas e consequências’.

No evento, realizado entre os dias 18 e 21 deste mês, na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), sete trabalhos de escolas da rede estadual baiana foram selecionados para a final, dos quais três tinham sido classificados na III Feira de Ciências da Bahia, realizada pela Secretaria da Educação do Estado, em novembro do ano passado, em Salvador.

Considerada a maior feira de ciências e engenharia do Brasil, o evento objetiva aproximar as escolas públicas e privadas da comunidade universitária. A Febrace premiou o projeto sobre a poluição do Rio Salgado, em Floresta Azul, com três certificados de reconhecimento pela pesquisa científica.

A professora Cláudia Soares Santos, orientadora de Laís e José Oliveira Netto – aluno também participante do projeto -, ressalta que o trabalho foi premiado em primeiro lugar na Feira de Ciências, na área de Humanas.

A professora Irene Cazorla, diretora do Instituto Anísio Teixeira (IAT), ressalta que a participação dos estudantes num evento como a Febrace reflete a dinamização do ambiente escolar e o fortalecimento do processo de ensino e de aprendizagem, possibilitados pelo desenvolvimento dos projetos da Feira de Ciências nas escolas.

“O interesse dos estudantes vem crescendo a cada edição da feira, tanto que, na última, tivemos 166 projetos apresentados. Isto nos alegra muito como educadores”, afirmou Irene Cazorla.