Para motivar e apostar em novas possibilidades para o ensino noturno, atraindo cada vez mais estudantes e trabalhadores, os professores do Colégio Estadual Álvaro Augusto da Silva, localizado no bairro do IAPI, em Salvador, realizaram uma série de atividades multidisciplinares para recepcionar os estudantes, na última semana.

Docentes e gestores conduziram palestras e dinâmicas, exibiram filmes, apresentaram fotografias e ouviram os estudantes sobre temáticas relacionadas à Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014.

“Muitos alunos que estudam à noite trabalham durante o dia e chegam cansados a escola. A nossa proposta foi pensada para receber os estudantes de forma diferente. Para isso, contamos com a participação de professores de todas as disciplinas”, disse a vice-diretora Marenice Vieira Costa.

Segundo o professor de língua portuguesa, Elias dos Santos Barbosa, “criamos um momento para o estudante gostar mais da escola, fazer com que ele se integre e construa a sua visão a respeito da Copa do Mundo”.

De acordo com a professora de biologia, Juedite Ciuffo Pinheiro, a atividade também serviu para o corpo docente conhecer seus alunos. Ela afirmou que os estudantes corresponderam às expectativas e participaram das discussões de maneira intensa.

“Ouvimos suas opiniões e agora temos mais noção de como trabalhar com eles no decorrer do ano letivo. Ficamos surpresos com a consciência e a maturidade expressadas nas opiniões deles, afirmou Juedite”.

Para a estudante do 3º ano do ensino médio, Renata do Carmo Moreira, 21 anos, além de mais dinâmica, a atividade demonstra a atenção dos professores com os alunos. “Foi bem interessante e produtiva, tivemos espaço para expor a opinião de cada um, e os professores se mostraram dedicados e atenciosos”.

Centros

Em 2014, para dar nova dinâmica ao ensino noturno na área central de Salvador, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia implantou o primeiro Centro Noturno de Educação da capital baiana. A unidade vai funcionar no Colégio Estadual Teixeira de Freitas, no bairro de Nazaré, com a proposta de atender especialmente estudantes que trabalham próximos à região, facilitando o deslocamento.

Os centros já são experiências de sucesso em Feira de Santana, Senhor do Bonfim e Vitória da Conquista. A proposta pedagógica é pautada em três dimensões – mundo do trabalho, ciência e tecnologia e arte e cultura -, dialogando com os diversos componentes curriculares da educação básica.

Este ano, centros também serão implantados nos municípios de Itamaraju, Conceição do Coité, Jacobina, Campo Formoso e Cachoeira.