Em evento nesta sexta-feira (21), às 9h, no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador, começam as Olimpíadas de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. Realizado pelo Ministério da Educação (MEC) e Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), o concurso premia as melhores produções textuais de alunos de escolas públicas de todo o país.

Durante a abertura do evento, a coordenadora da Olimpíada no Cenpec, Sonia Madi, faz a apresentação da edição 2014 do projeto. Em seguida, a Diretora da Educação Básica da Rede Estadual, Ana Lucia Gomes da Silva, fala sobre o tema “As Contribuições dos Gêneros Textuais para a Leitura e a Escrita” em palestra.

Nesta 4ª edição, participam professores e alunos do 5º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio, nas categorias Poema (5º e 6º anos – Ensino Fundamental), Memórias (7º e 8º anos – ensino fundamental), Crônica (9º ano – ensino fundamental e 1º ano – ensino médio) e Artigo de opinião (2º e 3º anos Ensino Médio).

As inscrições, que podem ser feitas até 31 de abril próximo, e o regulamento estão disponíveis no endereço www.escrevendoofuturo.org.br. Os professores ficam responsáveis pela inscrição no site – mediante conhecimento da diretoria – e consequente participação das turmas em que leciona.