A Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia) concluiu seu Relatório Anual do Microcrédito. Em 2013, segundo o presidente Vitor Lopes, foi cumprida a meta estabelecida pelo planejamento estratégico de R$ 45 milhões, o que representou uma expansão na carteira de crédito em 50%, com queda na inadimplência e ampliação da rede de atendimento e do número empreendedores beneficiados.
 
Lopes afirma que a redução da taxa de juros para 0,41% contribuiu decisivamente para os resultados positivos do Programa Estadual do Microcrédito (Credibahia). 

O Credibahia é operado financeiramente pela Desenbahia e administrado pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), em parceria institucional com o Sebrae-BA e prefeituras municipais. 

A gerente de microfinanças da Desenbahia, Márcia Fonseca, diz que a parceria com a União dos Municípios da Bahia (UPB) iniciada no ano passado também contribuiu, ao assegurar a continuidade dos postos de trabalho do programa de microcrédito nos municípios, cujas prefeituras garantem estrutura e remuneração dos agentes de crédito das 180 atuais unidades no interior. Ela destaca que a relação com as unidades de inclusão socioprodutivas, da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), impulsionou o microcrédito.
 
O Relatório Anual 2013 comprova que o microcrédito está em plena expansão no estado. Em 2007, o Credibahia emprestou R$ 15,9 milhões, por meio de 11.200 contratos. Em 2013, foram aplicados R$ 43,8 milhões, através de 16.187 contratos. Em 2007, o programa chegava a 140 municípios, em 2013, saltou para 180. 

O grande diferencial do Credibahia, de acordo com o relatório, está na metodologia do relacionamento direto entre o agente de crédito e o empreendedor no local de sua atividade. O atendimento é feito por pessoas treinadas para orientar o cliente sobre a gestão do negócio, suas necessidades financeiras, sem qualquer exigência de abertura de conta, e sem taxas bancárias. 

Mais mulheres

Na Bahia, o número de mulheres que recorrem ao microcrédito produtivo e orientado é o dobro do de homens. O perfil dos empréstimos revela que 66% foram tomados por mulheres, com foco em financiamento para capital de giro. O comércio liderou a demanda, representando 88% dos empréstimos. 

O primeiro piso (empréstimos feitos diretamente aos empreendedores) chegou a R$ 43,8 milhões, e o segundo piso (repasses realizados para cooperativas de crédito e outras instituições operadoras de microcrédito) atingiu R$ 2,4 milhões. 

O relatório registra que em 2013 o microcrédito se expandiu em consequência da participação da Desenbahia no Conselho de Economia Solidária: o microcrédito obteve divulgação e mão de obra especializada em economia solidária. 

Atualmente, os empréstimos monitorados variam de R$ 200 a R$ 10 mil, com prazo de até 24 meses. E destinam-se a fortalecer pequenos negócios, inclusive com a aquisição de máquinas e equipamentos. O Credibahia está disponibilizando recursos para revitalização de feiras livres e adequação dos empreendedores às normas sanitárias e ambientais.