O que é: inauguração de Farmácia da Bahia e entrega da restauração da Igreja Matriz e da base regional da Companhia Independente de Policiamento Especializada – Semiárido.
Local: município Mucugê, no território de identidade Chapada Diamantina, a 448 quilômetros de Salvador.
Data: 12.03.14 (quarta-feira).
Horário: 9h.
A partir desta sexta-feira (14), os moradores do município de Mucugê, na região da Chapada Diamantina, poderão retirar medicações gratuitamente na unidade da Farmácia da Bahia que será inaugurada pelo governador Jaques Wagner às 14h. Na ocasião, Wagner também entregará a restauração da Igreja Matriz de Santa Isabel e a base regional da Companhia Independente de Policiamento Especializada – Semiárido (Cipe/SA).
Para a implantação da Farmácia da Bahia, foram investidos cerca de R$ 140 mil em obras, equipamentos e mobiliários. Além desta, já foram entregues unidades em Andaraí, também na Chapada, e em Salinas da Margarida, no Recôncavo. Mais 35 unidades ainda serão inauguradas no estado.
O Projeto Farmácia da Bahia tem o objetivo de reestruturar a assistência farmacêutica de municípios com até 15 mil habitantes. Ele é voltado para cidades que não foram atendidas pela Farmácia Popular do Brasil. Além de disponibilizar medicamentos e insumos de graça, as farmácias oferecem estrutura física adequada para o fornecimento qualificado e humanizado, evitando que, por exemplo, os medicamentos sejam armazenados em locais impróprios.
Em relação à Igreja de Santa Isabel, que se encontrava em avançado grau de degradação, ela agora será devolvida à comunidade totalmente recuperada. O monumento pertence ao Conjunto Arquitetônico e Paisagístico de Mucugê, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Com o investimento de R$ 743,7 mil, a obra contemplou a restauração completa do bem, incluindo seus bens móveis e integrados.
Já a base regional da Cipe – Semiárido fica localizada no Centro da cidade e foi locada com recursos da prefeitura, que também investiu no mobiliário. A estrutura operacional é composta por um efetivo de 12 homens, divididos em três grupos, e uma viatura tipo caminhonete.