Para celebrar o Dia Mundial da Água (22 de março), o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema) realiza, na sexta-feira e sábado (21e 22), uma programação especial com seminário e caminhada. O objetivo é promover debate e reflexão sobre a ‘Política Estadual de Recursos Hídricos’, a importância dos rios urbanos e o uso racional da água, visando mudanças de comportamento para um futuro mais sustentável.

Os eventos são abertos ao público e organizados pela Associação de Servidores do Inema (ASCRA). No primeiro dia (21) acontece, às 9h, na Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem), o seminário ‘Governança das Águas na Bahia’, com palestras sobre a gestão dos recursos hídricos de maneira a garantir os múltiplos usos, econômicos e sociais.

Estarão presentes o secretário estadual do Meio Ambiente, Eugênio Spengler, a diretora geral do Inema, Márcia Teles, e representantes da Agência Nacional de Águas (ANA), da Universidade Federal da Bahia, entre outros convidados. Temas como ‘Expectativa sobre a Gestão dos Recursos Hídricos’, ‘Estruturação dos Planos de Bacia, Outorga e Enquadramento’, Cobrança pelas Águas’, entre outros, estarão na pauta dos debates.

No sábado (22), acontece no Parque Metropolitano de Pituaçu, a partir das 8h30, a caminhada ‘Cortejo pelas Águas’ com o objetivo de promover conscientização quanto ao uso racional da água.

Tema

Celebrado anualmente, o Dia Mundial da Água foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) na data de publicação da Declaração Universal dos Direitos da Água, 22 de março de 1992, que determina ações e objetivos coordenados internacionalmente para a melhoria da disponibilidade hídrica e saneamento.

A cada ano, a instituição escolhe um tema relacionado ao importante bem natural para ser discutido em todo o mundo. Este ano, a ONU propõe o tema ‘Água e Energia’, alertando sobre a importância da água para a geração hidrelétrica, nuclear e térmica.