As obras de requalificação urbana da Baixa dos Sapateiros, em Salvador, serão realizadas também no turno da noite, a partir da próxima semana. O anúncio foi feito, nesta sexta-feira (14), pelo engenheiro César Requião, superintendente de Obras da Diretoria do Centro Antigo (Dircas), da Companhia de Desenvolvimento Urbano do estado da Bahia (Conder), após encontro com representantes da Associação dos Lojistas da Baixa dos Sapateiros (Albasa).

Segundo Requião, a novidade atende a uma solicitação da Albasa e beneficia os comerciantes da região, uma vez que as lojas continuarão abertas, durante a execução dos serviços. Nesta etapa, será implantada a rede subterrânea de telecomunicações, que consiste na construção de uma vala única, na qual serão colocadas as tubulações para telefonia e internet.

O trabalho está sendo realizado por trechos, ao longo da Avenida J.J. Seabra, cada um com cerca de 450 metros de extensão, do Aquidabã até a Ladeira da Barroquinha. Estarão sendo feitas escavações por toda extensão da avenida e a consequente limpeza do local, com a retirada do entulho.

“A requalificação é uma realidade e atende um sonho antigo dos lojistas. É grande a expectativa quanto às melhorias que irá proporcionar”, afirma Cosme Brito, diretor da Albasa. Segundo ele, já é possível perceber um crescimento no interesse de outros comerciantes pela região. “Eles estão chegando, pesquisando espaços para novas lojas e avaliando o potencial da região, que vai crescer muito”, aposta.

Etapas – A obra foi dividida em duas etapas, sendo a primeira para implantação da vala única e a outra de requalificação (recuperação de vias e passeios, reurbanização de praças e largos e iluminação pública). Os operários estão trabalhando também na reurbanização da Praça dos Veteranos, repavimentação, serviços de drenagem e iluminação da Ladeira do Pax.

A Praça dos Veteranos está recebendo também uma repaginação para a colocação de um novo pavimento em concreto lavado e detalhes em granito, além de nova iluminação, bancos e parque infantil. A obra, nos 4 Km de extensão, entre o Aquidabã e o Largo da Barroquinha, está prevista para ser concluída, em outubro de 2014.

A obra – A requalificação urbana da Baixa dos Sapateiros é uma das prioridades do Plano de Reabilitação do Centro Antigo de Salvador, do Governo do Estado. Orçadas em R$13,8 milhões, as obras são executas pela Dircas/Conder, com a função de melhorar a acessibilidade local e a mobilidade urbana, além de valorizar o comércio de uma avenida considerada um “shopping a céu aberto” em Salvador.

Entre as principais ações estão previstas a recuperação de vias, passeios, praças, iluminação pública e rede subterrânea de telecomunicações.

Plano – O Plano foi elaborado e está sendo coordenado pelo Governo Estadual com a participação de entidades da sociedade civil e consultoria da Unesco.

Foram definidas 14 propostas gerais de ação voltadas ao Centro Antigo de Salvador (CAS), entre elas o fomento à atividade econômica com a revitalização do comércio e oferta de serviços; o incentivo ao uso habitacional de imóveis da região, assegurando sua função social, assim como a qualificação dos espaços culturais e monumentos e a requalificação da infraestrutura.