O número de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs), que envolvem homicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte, diminuiu 11,7% no mês de fevereiro, em Salvador, no comparativo com o mesmo período do ano passado. Em números absolutos, são 16 casos a menos em relação a 2013, quando foram registrados 137 CVLIs. A redução superou a meta estabelecida pela polícia (130), com o decréscimo para 121 registros.

Os dados foram apresentados, na manhã desta quinta-feira (13), durante reunião do Comitê Executivo do Pacto pela Vida, no Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA). Participaram o governador Jaques Wagner, o secretário de Comunicação e coordenador executivo do Pacto pela Vida, Robinson Almeida, o secretário da Segurança Pública, Maurício Barbosa, o presidente do TJBA, Eserval Rocha, entre outras autoridades.

A Área Integrada de Segurança Pública (Aisp) do Bonfim apresentou o melhor desempenho, com a redução de 64% dos casos, passando de 14 homicídios em fevereiro de 2013 para cinco este ano. As Aisps dos Barris e de Cajazeiras seguiram o ranking, ao apresentar diminuição de dez casos para dois este ano, e de 15 para nove, respectivamente.

No acumulado de janeiro e fevereiro deste ano, os números de CVLIs em Salvador continuam apresentando queda. Do início do ano até o dia 28 de fevereiro, foram registrados 237 crimes violentos, contra 282 casos no ano passado, o equivalente à redução de 16%.

Segundo Robinson Almeida, os números revelam a tendência de queda nos índices registrados. “Isso é fruto do planejamento na área de segurança com o Pacto Pela Vida, que tem demonstrado resultados positivos, a partir de 2013, e os primeiros números de 2014 apontam na mesma direção, que é o cumprimento da meta de reduzir 6% este ano”.

Já na Região Metropolitana de Salvador (RMS), o número de CVLIs cresceu aproximadamente 12%. Em números absolutos, os crimes violentos na RMS passaram de 58 em fevereiro do ano passado para 65 este ano.

Mesmo com esse resultado final da região, as Aips de Vera Cruz/Itaparica e Simões Filho tiveram redução. No acumulado dos primeiros meses, no ano de 2014 houve aumento de 11 casos de CVLIs em relação a 2013 nos municípios da área metropolitana.

Desempenho policial

Durante a reunião, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) apresentou os resultados do primeiro ano do Prêmio por Desempenho Policial (PDP). Lançado em março de 2013, como ação do Pacto Pela Vida para valorizar e estimular o trabalho dos policiais na redução dos CVLIs em suas áreas de atuação, o prêmio é pago em abril de cada ano.

Os profissionais de 29 Áreas Integradas receberão a bonificação na folha de pagamento do próximo mês pelos resultados obtidos, nos últimos 12 meses, em números relativos e absolutos. Os primeiros colocados no período foram os policiais das unidades da Boca do Rio, em Salvador (Aisp 9) e de Feira de Santana (Aisp 36).

Publicada às 10h20
Atualizada às 15h20