Os pescadores de Ituberá, situado na microrregião de Valença, dispõem a partir desta semana com mais crédito para produção, assistência técnica e apoio à comercialização. A Bahia Pesca, vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri), está no município cadastrando pescadores no CadCidadão, sistema que permite aos trabalhadores acesso aos recursos do programa Vida Melhor, do Governo do Estado.

“Nossa expectativa é que, até quinta-feira [13], sejam cadastrados 500 pescadores no Vida Melhor, dando ferramentas necessárias para que possam aumentar a produtividade e renda”, afirma a coordenadora do CadCidadão da Bahia Pesca, Iracyara Henriques. Ela explica que o sistema permite melhor planejamento das ações governamentais ao informar a situação social das famílias e suas principais necessidades.

Segundo o presidente da Bahia Pesca, Cássio Peixoto, “esta é uma ferramenta importante para mensuração de resultados e acompanhamento de projetos, melhorando a assistência técnica prestada aos pescadores, marisqueiras e piscicultores em todo o estado”.

O programa Vida Melhor é um conjunto de estratégias voltadas para a inclusão socioprodutiva de pessoas em situação de pobreza e com potencial de trabalho na Bahia, buscando a melhoria da qualidade de vida.