Empreendedores do município de Conceição do Coité (a 210 quilômetros de Salvador) receberam na última segunda-feira (17), 98 equipamentos concedidos pelo Programa Vida Melhor Urbano, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes). Foram entregues itens como máquinas de bordar Deco340, máquina overlock industrial, carros de churrasquinho, de pizza e de pipoca, além de fardamentos do programa.

A iniciativa da Sedes tem como objetivo contribuir para a estruturação e fortalecimento dos empreendedores individuais dos meios populares.

Realizado na Praça do Mercado Municipal, o evento contou com a presença do coordenador do programa, Apio Vinagre, do prefeito Francisco de Assis, do vice-prefeito Alex Lopes, da secretária municipal de Assistência Social Evania Carneiro e demais autoridades locais.

Resultado de parceria entre o Programa e a Prefeitura de Conceição do Coité, a ação contemplou famílias inscritas no CadÚnico, em sua maioria mulheres negras. Segundo o coordenador do programa, Apio Vinagre, a estratégia vem acompanhada de ações locais de apoio e acompanhamento destes empreendedores, como a concessão de R$ 300,00 para aquisição de insumos e prestação de treinamento e assistência técnica aos mesmos durante um ano.

“Dessa forma, buscamos gerar renda e oportunidades, por meio do empreendedorismo popular, individual e coletivo”, destacou o coordenador.

Na próxima sexta-feira (21), mais 51 equipamentos serão entregues a empreendedores de Ribeira do Pombal (a 271 quilômetros de Salvador), também entre carros de churrasquinho, de pizza, de tapioca e fardamentos do programa. O evento será realizado no Complexo Esportivo Ferreira Brito e antecederá a abertura da Copa Rural de Futebol.

Inclusão

O programa do Governo da Bahia é um conjunto de estratégias, que busca incluir produtivamente pessoas com potencial de trabalho com vistas à sua emancipação.

Um dos grandes diferenciais do programa é identificar as diferentes modalidades de trabalho e promover ações especificamente direcionadas para os empreendimentos dessa economia dos setores populares e solidários, apoiando os produtores individuais, familiares ou associados, tanto nos espaços urbanos como nos rurais.