Entre a 0h e as 23h59 de domingo (2), a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) realizou 22 atendimentos em unidades da rede própria, que receberam incremento de recursos humanos para funcionar durante o Carnaval de Salvador. O número é 52% menor que o contabilizado no mesmo período de 2013, quando foram realizados 42 atendimentos.

O líder em atendimento no quarto dia de Carnaval foi o Hospital Geral do Estado (HGE), com 13 atendimentos. Em seguida, o Hospital Ernesto Simões Filho, que atendeu cinco pessoas nas 24 horas do domingo. Duas pessoas foram encaminhadas para a Unidade de Emergência de Cajazeiras 8 e, por fim, os hospitais Eládio Lassèrre e o Menandro de Faria, com um atendimento cada.

Entre os motivos que demandaram atendimento médico hospitalar estão agressão por arma branca (1), arma de fogo (1), agressões físicas (10), atropelamentos (2), ferimento acidental (1), intoxicação exógena (1) e quedas (6).

Doação de sangue

No domingo, a Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) não funcionou, mas a partir desta terça-feira (3), das 7h30 as 18h30, retoma as atividades para receber doações de sangue e hemoderivados. Nesta terça-feira, também funciona no mesmo horário. No entanto, na quarta-feira (4), as coletas começam as 12h30.

Sem ocorrências epidemiológicas

De acordo com o coordenador de Emergência em Saúde Pública (Cevesp) da Sesab, Juarez Dias, até as 17h de domingo, não foi registrada nenhuma ocorrência epidemiológica.

Somando as ações de assistência e prevenção, a Sesab está investindo R$ 2 milhões no Carnaval da capital baiana. Para dar o suporte necessário à festa, um total de 1,5 mil novos postos foram incorporados às unidades da rede.