A fim de garantir o estoque de sangue necessário para o atendimento durante o Carnaval 2014 a Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) também está funcionando em regime de plantão. Para muita gente, como o porteiro Renato Serra Ramos, 32 anos, realizar uma boa ação não tem hora e nem dia. Por isso, ele acordou cedo neste sábado (1) para doar sangue e ajudar a salvar vidas.

“Me sinto bem quando venho à Hemoba doar sangue. É um gesto que todos deveriam ter porque salva vidas. Hoje, doou sangue e segunda-feira curto o Carnaval”, afirmou o pedreiro que há 15 anos faz a doação.

A mesma motivação levou ao Hemoba o estudante e operador de marketing Iago Nailan Santos, 20 anos. Ele é doador há dois anos e o gesto solidário é seguido por toda família. “Meu pai era doador e desde que eu era criança ele me ensinava a importância da doação de sangue. Não me importo em perder um dia de Carnaval, o importante é ajudar quem necessita”, disse.

De acordo com a assistente social do Hemoba Lindaci Soares a demanda por sangue aumenta significativamente durante o período do Carnaval. Para ser aceito pela Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Baahia os doadores precisam atender a algumas condições como estar bem alimentado; não fazer ingestão de alimentos gordurosos e não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas.

A Hemoba funcionará durante todos os dias de Carnaval, exceto no domingo. Na segunda-feira (3), das 7 às 13h; terça-feira (4), das 7 às 13h; e Quarta-feira de Cinzas (5), das 13 às 19h.