A população da região de Itapetinga está sendo beneficiada com o programa Saúde em Movimento, que chega à 65ª etapa totalizando mais de 350 mil consultas oftalmológicas e mais de 120 mil cirurgias de catarata realizadas, além de outros procedimentos. Na cidade localizada no sudoeste do estado, as ações foram iniciadas no dia 13 deste mês e continuam até esta quarta-feira (19).

Nesta terça (18), o secretário estadual da Saúde, Washington Couto, esteve em Itapetinga acompanhando o atendimento, no Centro de Saúde Dr. Guilherme Dias, juntamente com a diretora da 14ª Diretoria Regional de Saúde (Dires), Ivana Cardoso Lopes, e autoridades municipais. A expectativa é que, no município, seja ultrapassada a marca de cinco mil consultas oftalmológicas e 1.500 cirurgias de catarata e exames oftalmológicos em moradores de 12 cidades da região.

Situação rara

Em Itapetinga, uma situação rara chamou a atenção da equipe do Saúde em Movimento. Dezesseis pessoas da mesma família fizeram cirurgia de catarata por meio do programa – foram nove na primeira etapa, realizada em 2010, e as outras na etapa atual. Eles apresentavam quadro de catarata congênita.

O serviço oftalmológico do programa reúne equipe de mais de 100 profissionais, entre médicos oftalmologistas, anestesista, enfermeiros, técnicos e pessoal de apoio. Os alunos do programa Todos pela Alfabetização (Topa) e população com idade a partir de 60 anos são o público alvo do Saúde em Movimento.