A manicure Juciara Melo, 48 anos, foi a primeira pessoa atendida na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). Com investimento de R$ 2 milhões e cerca de 150 funcionários, a UPA, inaugurada pelo governador Jaques Wagner nesta sexta-feira (28), beneficia 200 mil pessoas e tem capacidade para atender até 300 pacientes por dia.
“Eu passava aqui perto, falando ao celular, e senti que estava tudo rodando. As pessoas me ampararam e trouxeram rapidamente para cá. Fui atendida, a pressão estava alta, agora já estou bem”, contou Juciara. Outra pessoa que já utilizou a UPA é a professora Joanita Alcântara, 62. “Eu moro perto. São nove pessoas lá em casa, adultos e crianças. Para sermos atendidos, precisávamos ir cedo ao centro da cidade ou a Salvador, pegar fila e voltar de noite. Agora temos assistência perto de casa”.
Para o governador, “o momento mais delicado de uma família é quando tem alguém doente, precisando de consulta, exame, ou de UTI [Unidade de Tratamento Intensivo] para salvar uma vida. Por isso, já fizemos 530 Postos de Saúde da Família na Bahia, construímos cinco hospitais, e inauguramos 19 UPAs, como essa de Simões Filho. A meta é chega a 80 equipamentos iguais a este”.
Segundo o secretário estadual da Saúde, Washington Couto, a UPA funciona com o serviço de classificação de risco e 97% dos casos geralmente são resolvidos na unidade. “A pessoa chega e é imediatamente avaliada. De acordo com a gravidade do caso, o paciente recebe prioridade no atendimento ou aguarda até que os problemas mais sérios sejam resolvidos. Outra vantagem é que desafoga os hospitais. Os pacientes passam por aqui antes e só são encaminhados ao hospital se o caso for mais grave”.