Joabe de Aliberto Santos, 19 anos, e Elimar Santos Veloso, 23, autores do sequestro e morte do pastor da Igreja Batista Salamina, Edmilson Conceição dos Anjos, 60, no dia 16 de dezembro do ano passado, foram apresentados à imprensa, nesta terça-feira (18), pela Polícia Civil. Os criminosos também usaram o cartão de crédito da vítima para fazer compras em valor acima de R$ 1 mil. Edmilson coordenava um centro comunitário, em Simões Filho, que desenvolvia trabalhos voltados para crianças e adolescentes.

Presos no sábado (15), por investigadores da 26ª Delegacia Territorial (DT) de Vila de Abrantes, em suas residências, no Loteamento Fonte das Águas, em Arembepe, no município de Camaçari, a dupla guardava 37 pedras de crack, munição para pistola 9 mm e diversos produtos adquiridos com o cartão de crédito do pastor. A apresentação foi conduzida pelas delegadas Fernanda Porfírio, diretora do Departamento de Polícia Metropolitana (Depom), e Maria Danielle Monteiro, titular da 26ª DT.

Um adolescente de 17 anos, também envolvido no crime foi apreendido, na sexta-feira (14), com uma espingarda calibre 12, uma pistola 9 mm, 40 trouxas de cocaína, 42 cápsulas de cocaína e um colete balístico. O garoto, já encaminhado ao Ministério Público, estava num imóvel usado como ponto de venda de drogas, na Fonte da Caixa, em Vila de Abrantes, pertencente a um traficante que está sendo procurado.

Ele confessou ter participado do sequestro e assassinato do pastor. Joabe e Elimar foram localizados e presos em seguida. Indiciados por tráfico de drogas, associação para o tráfico e latrocínio, os dois estão custodiados na carceragem da unidade policial.

O crime

Usando um revólver calibre 32, Joabe, Elimar e o adolescente abordaram o pastor, no dia 16 de dezembro, na passarela de Arembepe, na rodovia BA-099, num Corsa Classic de cor prata. Sob ameaças, a vítima dirigiu até Portão, onde os criminosos tentaram fazer saques num terminal de autoatendimento de um hipermercado – não havia dinheiro no caixa eletrônico. Depois disso, foram até um shopping center, na região do aeroporto, e compraram roupas e calçados utilizando o cartão.

Segundo a delegada da DT de Abrantes, imagens do circuito interno de segurança registram Joabe e Elimar andando pelos corredores do shopping e entrando numa loja. Eles deixaram o pastor Edimilson no veículo vigiado pelo adolescente que empunhava a arma. Mais tarde, a vítima foi obrigada a se dirigir até um local ermo, no Loteamento Jardim das Mangabeiras, onde cada um dos criminosos efetuou um disparo. O corpo foi encontrado no dia 19 de dezembro.