O ladrão dos cãezinhos Marley e Scoob, da raça ‘shih tzu’, Rafael dos Santos Cerqueira, 21 anos, será indiciado por roubo qualificado, informou nesta sexta-feira (14) o delegado Nilton Tormes, titular da 16ª Delegacia Territorial (DT/Pituba), durante coletiva de imprensa, na qual o criminoso foi apresentado. O roubo aconteceu na quarta (12), no bairro da Pituba, em Salvador.

Autuado por receptação qualificada e por adulteração de sinal identificador de veículo, Rafael disse que pretendia vender os cachorros na Feira do Rolo, neste domingo (16), mas a repercussão em torno do caso acabou mudando os planos dele e de um parceiro de roubo, que está sendo procurado. Rafael revelou que “entrou no crime” há pouco tempo e que roubar os cachorros foi um acaso.

Para cometer os crimes, ele e o parceiro tinham como estratégia fazer assaltos entre quatro e seis horas da manhã, uma vez que o tráfego de carros é menor. Há oito dias, roubaram um veículo Voyage, no bairro de Cajazeiras, e passaram a circular, com ele, na Pituba, Itaigara e Caminho das Árvores.

Assim como nos dias anteriores, na quarta, eles ainda não tinham encontrado uma vítima sequer, quando viram, nas imediações de um grande supermercado da região do Iguatemi, os cachorrinhos e seu dono, parando o carro e efetuando o roubo. Rafael não tinha passagens, mas o comparsa já tem um flagrante por venda de drogas.

Mãe autuada 

Com residência em São Caetano, Rafael disse à mãe, surpreendida com a presença dos cachorros logo cedo, em sua casa, que ele e o colega haviam ganho os animais e pretendiam vendê-los na Feira do Rolo. Mais tarde, no entanto, quando o roubo começou a circular em rádios e tevês, a mãe dele, Tânia Cerqueira dos Santos, mandou que o cachorro fosse devolvido ou abandonado na rua.

Na quinta (13), investigadores da DT/Pituba receberam informações de que um carro com características semelhantes ao do usado no assalto encontrava-se estacionado em São Caetano. Uma campana foi montada no local e, assim que Rafael apareceu para pegá-lo, foi preso. Ao saber da detenção do filho, a mãe prometeu aos policiais que entregaria o cachorro e faria gestões para o parceiro do filho fizesse o mesmo.

Segundo o delegado Nilton Tormes, apesar da promessa de colaboração com a polícia, Tânia não procurou o rapaz e decidiu abandonar o animal na rua. Na delegacia, no entanto, disse que o cachorro fugiu. Pressionada, informou o endereço da casa onde um ‘shih tzu’ teria entrado, local onde, mais tarde, acabou resgatado.

O outro cachorrinho foi localizado numa casa abandonada, no bairro da Fazenda Grande do Retiro. A mãe foi autuada por receptação qualificada e o filho encaminhado para o Núcleo de Prisões em Flagrante, na Mata Escura.