Com diversas entradas em delegacias e respondendo a, pelo menos, oito inquéritos e quatro processos por assaltos, porte ilegal de arma e formação de quadrilha, João Cardoso de Souza Neto, 31 anos, foi preso novamente depois de tentar assaltar um oficial da Polícia Militar que estava acompanhado da mulher, na região da Avenida Garibaldi, em Salvador.

Conduzido na noite de sábado (1) para a Central de Flagrantes da Polícia Civil, instalada em Ondina, ele foi autuado por roubo e porte ilegal de arma e deverá seguir para o sistema prisional. O assaltante abordou o casal, que chegava para buscar o veículo estacionado na via, armado com uma pistola calibre 380, com 14 munições.

A mulher conseguiu correr e acionou uma guarnição da PM que passava pelo local. Ao perceber a aproximação dos policiais, João atirou contra a viatura, mas acabou ferido de raspão na costela, sendo atendido num Posto Médico. Ele é líder de uma quadrilha especializada em assaltos na modalidade ‘saidinha bancária’, nos bairros da Pituba, Itaigara, e Caminho das Árvores, na capital, além de municípios da Região Metropolitana de Salvador.

A Polícia Civil prendeu João Gordo em junho de 2011 e janeiro de 2013. A polícia apurou que somente em 2012, ele participou, direta e indiretamente, de mais de 50 ‘saidinhas’, pessoalmente ou fornecendo armas e veículos a criminosos para serem utilizados nos roubos. Em janeiro do ano passado ele foi flagrado a bordo de um veículo locado, com uma pistola calibre 380 e ofereceu R$ 100 mil aos policiais para não ser preso.