Há sete anos, a tecnologia é a principal aliada dos foliões que curtem o Carnaval de Salvador. Em 2014, a novidade é o Centro de Comando e Controle, instalado no Parque Tecnológico, na Paralela, um espaço com estrutura moderna, destinado a reunir profissionais da segurança pública e de outros órgãos para monitorar 24 horas a festa.

As 150 câmeras espalhadas nos circuitos auxiliam o trabalho policial, permite maior visibilidade e acompanhamento da circulação de pessoas, além de ajudar no deslocamento de patrulhas.

Os policiais também contam com o Centro Integrado de Comando e Controle Móvel, localizados nos circuitos do Pelourinho e em Ondina. As unidades móveis são equipadas com câmeras, que transmitem as imagens em tempo real, agilizando a tomada de decisões dos órgãos instalados no Centro de Comando e Controle.

O ponto crucial da tecnologia é a rapidez de identificar uma situação e imediatamente deslocar as patrulhas já com a identificação das pessoas que se envolveram em algum delito. Com isso, a polícia consegue efetuar a prisão de forma rápida e evitar um problema maior, afirmou o coronel da Policia Militar, Ronaldo Tosta.

Já nas ruas, mais de 24 mil policiais, entre civis, militares e técnicos fazem a segurança dos foliões. Os profissionais contam com auxílio de três helicópteros, um motoplanador e um avião, disponíveis para o monitoramento aéreo dos circuitos e prestação de socorro em casos emergenciais.

Entre os gastos com tecnologia, pessoal e infraestrutura, só em segurança, foram investidos R$ 32 milhões.