Um arsenal composto por fuzil, pistola, espingarda, revólver e munições de diversos calibres, além de um pacote com 225 pedras de crack, prontas para venda, foram apreendidos na casa do traficante Heliton dos Santos Silva, na localidade de Barro Duro – comunidade às margens da Estrada CIA/Aeroporto, na madrugada desta quarta-feira (19). O preso, as armas e a droga foram encaminhados à 12ª Delegacia Territorial (DT), em Itapuã, por uma guarnição da Rondesp.

A delegada plantonista, Marialda Souza dos Santos, autuou Heliton em flagrante por tráfico e posse ilegal de arma de uso restrito, conduzindo-o para a carceragem da 10ª DT, em Pau da Lima.

O traficante assumiu a propriedade do crack e das armas, afirmando tê-las trocado com outro criminoso conhecido como Gago, já falecido, por uma submetralhadora que lhe pertencera.

Havia no imóvel um fuzil, uma espingarda, calibre 28, uma pistola ponto 40, um revólver calibre 38 com quatro munições intactas e uma deflagrada, um carregador de calibre ponto 40, diversas munições de calibres variados, bem como dois coletes antibalísticos. Todo o material apreendido seguiu para perícia no Departamento de Polícia Técnica (DPT).

Comparsa

Ao ser abordado pela guarnição da PM, Heliton dos Santos forneceu o endereço de seu comparsa no tráfico, identificado como Fabrício Melo de Assis, também no Barro Duro. O traficante reagiu à prisão, atirando contra os policiais, quando foi alvejado e encaminhado ao Hospital Menandro de Farias, onde morreu.

Helinton admitiu, no depoimento prestado à delegada Marialda Souza, já ter participado de um homicídio. Uma equipe do Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP) esteve na 12ª DT/Itapuã, no início da manhã, colhendo informações sobre mais esse crime atribuído ao traficante.