Boquira, Ibipitanga e Caturama, integrantes do Território de Identidade da Bacia do Paramirim, serão os três primeiros a implementar a Agenda Municipal do Trabalho Decente, em ação desenvolvida com apoio técnico da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).

Localizados no semiárido baiano, na região centro-oeste do estado, os municípios abrem o calendário de inauguração das agendas municipais. Em Boquira, o lançamento acontece nesta quarta-feira (26), em Ibipitanga, dia 27, e em Caturama, dia 28.

Representantes do Comitê Gestor Bahia do Trabalho Decente estarão presentes em todos os três atos de lançamento. Em maio, será a vez do município de Araci, do Território de Identidade do Sisal, ser contemplado com a ação.

Primeiro passo

Em setembro do ano passado, 13 prefeitos baianos das cidades de Amargosa, Araci, Boquira, Caturama, Itabuna, Feira de Santana, Ibipitanga, Muniz Ferreira, Retirolândia, São Domingos, Serrolândia, Valente e Vitória da Conquista assinaram um protocolo de intenções com a Setre para o estabelecimento de cooperação técnica. Este compromisso foi firmado durante o Encontro de Gestores Públicos para Desenvolvimento de Agendas Municipais de Trabalho Decente.

Segundo a coordenadora da Agenda Bahia do Trabalho Decente, Patrícia Lima, a proposta de criação das agendas municipais aproxima a população da discussão pelo trabalho de qualidade, “que proporciona uma vida digna, além de criar um ambiente favorável nos municípios para formação de parcerias e atuação em conjunto”.