Com o olhar atento e a máquina fotográfica em punho, Jeane dos Santos, 22 anos, percorria as ruas do Centro Histórico de Salvador em busca de imagens dos casarões e de personagens que vivem na área.

Ela faz parte da turma de 15 alunos do curso de introdução à fotografia do Programa Trilha, desenvolvido pelo Governo da Bahia, que nesta terça-feira (18) participaram de uma aula prática realizada pela organização não-governamental (ONG) Cipó Comunicação Interativa.

“Já pudemos colocar em prática o que aprendemos na sala de aula, como iluminação, enquadramento e disposição”, diz Jeane, que planeja fazer outros cursos de fotografia. “Cada dia, é uma nova descoberta. No curso, percebi que fotografar é parar o momento e eternizá-lo”.

Também encantado por fotografia, Israel Amado Frutuoso, 17, se interessou pelo curso logo ao saber do início das inscrições. O jovem diz que, com o manuseio correto da máquina fotográfica, já percebe a diferença nas fotos feitas por ele e pela turma, e deseja ir mais longe. “Há dois anos, descobri um site de fotografias na internet. Pretendo ser um profissional respeitado na área”.

Na segunda aula prática da turma, o instrutor do curso, fotógrafo Fafá Araújo, disse “eles estão se habituando ao equipamento e colocando em prática o que passamos em sala de aula”. De acordo com ele, ao final do curso, será realizada uma exposição com o trabalho dos alunos.

Jovens de 16 a 29 anos

O Programa Trilha oferece cursos a jovens de 16 a 29 anos, sem emprego formal e em situação de risco social. Realizado pelo Governo da Bahia, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), o programa atende atualmente 2.220 jovens em Salvador e mais 19 municípios do interior do estado.

Os cursos têm duração de 400horas/aula, das quais 100 de qualificação social, 250 (qualificação profissional) e 50 (orientação e elaboração de trabalho final de curso individual ou coletivo).

As áreas contempladas nos cursos de formação profissional são Arte e Cultura, Beleza e Estética, Comércio e Serviço, Construção Civil, Metal Mecânica, Esporte Lazer, Turismo e Hospitalidade e Tecnologia da Informação.