Fortalecer a gestão do turismo nos municípios baianos. Com esse objetivo, o Governo da Bahia, por meio da Secretaria do Turismo (Setur), iniciou nesta quinta-feira (27) um curso para qualificação técnica de secretários e gestores municipais de destinos turísticos no estado. A aula inaugural foi realizada no Centro de Convenções, em Salvador, com a presença do secretário estadual Pedro Galvão e representantes de 100 municípios baianos.

O secretário ressaltou a importância da interiorização do turismo na Bahia. Segundo ele, 5,3 milhões de baianos viajam pelo estado durante o ano, e o setor movimenta anualmente R$ 9 bilhões. “Diante desse potencial, estamos ministrando este curso de 248 horas, que está dividido em aulas presenciais e de educação a distância (EAD), em parceria com a Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia [Ufba]”.

De acordo com informações da Superintendência de Serviços Turísticos da Setur, o conteúdo inclui técnicas de captação e administração de recursos junto a organismos financeiros internacionais e agentes públicos, como o Ministério do Turismo e a Embratur, para ações de promoção do destino e atração de investimentos voltados à infraestrutura e capacitação. “Muitos recursos deixam de ser investidos por falta de projetos das prefeituras”.

‘Cenários da administração pública, com ênfase em gestão do turismo’, ‘Conceitos fundamentais do turismo’, ‘Legislações’, ‘Planejamento estratégico, governamental e orçamentário’, ‘Elaboração e gestão de projetos’, ‘Convênios e contratos’, ‘Captação de recursos’, ‘Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse (Siconv)’, ‘Estudos de boas práticas de gestão do turismo’, ‘Modernização da gestão pública municipal’ e ‘Rede de Inovação’ fazem parte dos temas a serem abordados na capacitação.

Parceria

Convidada para a aula inaugural, a doutora em Marketing Turístico pela Universidade de São Paulo (USP), Doris Rucchmman, citou alguns exemplos de sucesso que podem ser adotados pelos destinos baianos, como a parceria entre municípios de uma mesma região, sem competição, estabelecimento de planejamento e modernização da gestão pública. “É preciso despolitizar a gestão do turismo, e isso tem evoluído. Além disso, os destinos devem requalificar os produtos existentes, criar novos produtos e mostrá-los ao mercado consumidor”.

O secretário do Turismo de Vera Cruz, André Reis, afirmou que já tem colocado uma das recomendações de Doris Rucchmman em prática. “Nosso município está atuando, em conjunto com Itaparica e Salinas da Margarida, para que tenhamos produtos e roteiros integrados’.

Já o titular da pasta em Cairu, Bruno Wendling, destacou a importância do curso para troca de experiências, renovação de metodologias administrativas e fortalecimento da Câmara Técnica de Secretários do Turismo da Bahia.