O Governo da Bahia, por meio da Secretaria do Turismo (Setur), apresentou nesta segunda-feira (31) detalhes do projeto de requalificação da Baía de Todos-os-Santos, que faz parte do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur Nacional), para representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), durante encontro na sede do Serviço de Atendimento ao Turista (SAT), no Pelourinho, em Salvador. Está previsto investimento de R$ 214 milhões do banco, tendo contrapartida do Estado.

Um dos principais destaques do Prodetur Nacional é a inserção da população nativa nos principais projetos que preveem ações de infraestrutrura e capacitação profissional e empresarial. Para o secretário estadual Pedro Galvão, esta é uma ação que objetiva mudar o perfil da zona turística da Baía de Todos-os-Santos para atrair visitantes dos segmentos náutico e cultural.

Os principais desafios do Prodetur Nacional estão no combate às desigualdades sociais na Baía de Todos-os-Santos e o aproveitamento de mão de obra local nos empreendimentos que forem atraídos. Para isso, estão ações de qualificação profissional e empresarial. Na área de infraestrutura, o projeto contempla construção de píeres e atracadouros, além da recuperação de patrimônio e projetos de sinalização, acessibilidade e proteção ambiental.

A implantação de um SAC Náutico (Serviço de Atendimento ao Cidadão) também está prevista. O objetivo é agilizar a regularização de embarcações do exterior para permanência na Bahia com fins turísticos. Há ainda itens voltados para promoção turística e estratégia de comercialização dos destinos da região.