O vereador de Salvador e ex-governador da Bahia, Waldir Pires, é o entrevistado de Denny Fingergutt no programa Perfil e Opinião desta quarta-feira (2), às 21h, na TVE Bahia, com reprises no sábado (5), às 8h, e no domingo (6), às 15h30. Ele fala sobre o impacto do Golpe de 64 sobre o país e sua experiência no exílio.

Waldir Pires nasceu na Bahia em 21 de outubro de 1926, aos 16 anos mudou-se para Salvador, ingressou na Faculdade de Direito e, ao final do curso, foi escolhido o orador da sua turma, que teve a formatura marcada pela solenidade de inauguração do Fórum Rui Barbosa, no ano do centenário de seu patrono. Enquanto estudante, na União dos Estudantes da Bahia (UNE), entidade existente na época, liderou o Movimento Antinazista.

O ex-governador da Bahia tem extenso currículo político – deputado estadual e federal, consultor-geral da União, ministro de Estado (Previdência do Controle, da Transparência e da Defesa).

Em 2008 foi condecorado com o Título de Cidadão Benemérito da Liberdade e da Justiça Social João Mangabeira, que é concedido a brasileiros reconhecidamente dedicados às causas nobres, humanas e sociais que tenham resultado no desenvolvimento político e socioeconômico do Brasil, melhorando significativamente a vida das pessoas.