Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), órgão da Secretaria Estadual da agricultura (Seagri), participa da 41ª reunião da Comissão Sul-Americana para a Luta Contra a Febre Aftosa (Cosalfa), que acontece em Lima, capital do Peru.

O evento avalia a situação atual da febre aftosa em cada país do continente, bem como os desafios e necessidades para a execução do Plano de Ação 2011-2020 do Programa Hemisférico de Erradicação da Febre Aftosa (PHEFA) para manter um status de livre da doença, sustentável e permanente para as populações de animais sensíveis nas Américas.

A Adab é representada na reunião por seu diretor-geral, Paulo Emílio Torres, que também é presidente da Sociedade Brasileira de Defesa Agropecuária (SBDA). Ele informou aos participantes do evento que a Bahia possui o status de Livre de Febre Aftosa com Vacinação e apresenta uma estratégia sanitária que orgulha toda a nação brasileira, diante de uma enfermidade de grande importância econômica.

A Cosalfa reúne o setor oficial e privado de 11 países da América do Sul e um da América Central, dentre eles Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Venezuela, Uruguai e Panamá, representados por suas máximas autoridades em saúde animal, para analisar e definir orientações sobre as oportunidades e desafios enfrentados para manter e expandir o sucesso alcançado em relação à febre aftosa.

O evento é promovido pelo Centro Pan-Americano de Febre Aftosa (Panaftosa), com o apoio do Serviço Nacional de Sanidade Agropecuária (Senasa) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Pesca (Minagri) do Governo do Peru.