Ao participar da 19ª e última edição do Goal to Brasil, em Paris, na França, o Governo do Estado divulgou os produtos, destinos e cultura baiana, em especial o São João, festa que despertou o interesse sobretudo do empresariado. O evento da Empresa Brasileira de Turismo (Embratur) tem o propósito de promover o Brasil como destino turístico durante a Copa do Mundo da Fifa 2014. A seleção da França enfrenta a Suíça, no dia 20 de junho, na Arena Fonte Nova, em Salvador.

A França é terceiro maior emissor europeu de turista para o país e sétimo no ranking de ingressos para o Mundial de Futebol. Pela Bahia compareceram ao evento, na terça-feira (15), os secretários estaduais para Assuntos da Copa do Mundo, Ney Campello, representando o governador Jaques Wagner, do Turismo, Pedro Galvão, e o coordenador de Relações Internacionais e Esportivas da Secopa, Marco Costa.

A Bahia, a exemplo do Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, teve destaque no Jardin d’Acclimatation, tradicional parque onde foram realizadas as atividades, porque receberá jogos da seleção francesa na primeira fase da Copa 2014.

A expectativa é grande para a movimentação econômica no turismo brasileiro, com a chegada dos cerca de 40 mil franceses, que compraram ingressos para a Copa. Esse número deixou a França na sétima posição no ranking dos países adquirentes de ingressos para a competição.

Apenas em 2012, mais de 200 mil franceses conheceram às terras brasileiras. São turistas que, em média, permanecem 23 dias no destino e gastam, per capita, U$S 1,5 mil. O secretário Nacional de Políticas para o Turismo do Ministério do Turismo, Vinícius Lummertz, que também esteve no evento, afirmou que 94,5% turistas da França visitantes dos destinos brasileiros declaram ter o desejo de retornar ao país.

"Este é um ano histórico para o Brasil. Teremos uma Copa memorável. Além dos milhares de turistas que viajarão ao país, cerca de dois bilhões de telespectadores de todo o mundo vão acompanhar a Copa do Mundo pela TV e conhecer um pouco mais do nosso país", ressaltou Lummertz.

Programação 

O evento dispõe de uma programação interessante, que possibilita a promoção das cidades e importantes negociações para o setor turístico. Houve espaço para entrevista coletiva, na qual o Brasil foi apresentado para a imprensa local, e treinamento de agentes de viagens, que conheceram os detalhes dos destinos brasileiros.

O grande destaque foi para a série de rodadas de negociações, promovida pela Embratur, ação focada no trade turístico. Mais de 100 reuniões de negócios com operadores francesas foram realizadas, configurando uma boa oportunidade de geração de negócios.

Negócios 

O coordenador de Relações Internacionais e Esportivas da Secopa, Marco Costa, participou das rodadas de negócios. Ao todo, foram 11 operadoras, entre elas, a Voyageurs du Monde, empresa oficial credenciada pela Match para comercialização de produtos da Copa do Mundo da Fifa na França, que já vendeu mais de mil pacotes de hospitalidade tendo a Bahia como destino.

"O estado fecha a sua participação no Goal to Brasil comemorando o aumento da previsão de receber de 3,5mil a cinco mil torcedores franceses na partida que irá fazer na cidade de Salvador", destacou Costa. O Goal to Brasil foi encerrado com música e gastronomia, numa demonstração da melhor tradição brasileira.