Excelente gramado, estrutura atendendo às determinações da FIFA e mais um importante legado para a população, estes são os principais resultados atingidos pelo Centro de Treinamento de Seleções (CTS), de Mata de São João. O equipamento foi apresentado à imprensa e a convidados na manhã desta segunda-feira (28), em Praia do Forte e, a partir do mês de junho, será a unidade de treinamento da seleção da Croácia, primeira adversária do Brasil na Copa do Mundo da FIFA 2014™.

Estiveram presentes no evento, representantes da Secretaria Estadual para Assuntos da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 (Secopa-Bahia), da Embaixada da Croácia no Brasil, da Prefeitura e Câmara Municipal de Mata de São João, do Eco Resort Tivoli, dentre outros convidados.

Para o coordenador de Relações Internacionais e Esportivas da Secopa, Marco Costa, o evento marca a realização de mais uma conquista para a Bahia e concretiza todo o esforço liderado pelo Governo do Estado, através da Secopa, no processo de captação de delegações para os CTS´s baianos. "A Secopa participou deste processo desde o início. Acompanhamos e promovemos 14 visitas técnicas em Mata de São João, com delegações de diferentes países, e atuando diretamente na organização e na logística das vistorias. Hoje celebramos esta conquista”, conta Marco Costa.

Marco destaca ainda que, em uma visita realizada pela FIFA no último final de semana, a Federação considerou o Centro de Treinamento como um dos mais adequados dentre os dez visitados nesta etapa de vistoria. A Secopa atuou também no processo de captação, junto ao Ministério do Esporte, de parte dos recursos utilizados na construção do equipamento. Dos cerca de R$3,5 milhões demandados pela obra, aproximadamente R$1,5 milhão foi oriundo do Governo Federal.

“A atração de seleções faz parte do ‘Programa de Interiorização da Copa do Mundo na Bahia’, assim como o VI Fórum Regional Copa Bahia 2014, o Sorteio Final da fase de grupos e o ‘Jantar de Gala da FIFA’, eventos que representaram resultados positivos para a região, movimentação na economia do turismo e prospecção da imagem da região”, completa o coordenador.

Divulgação da Bahia

A unidade receberá, além de jogadores e equipe técnica da Croácia, jornalistas nacionais e internacionais, profissionais que divulgarão a estrutura do espaço, e também a beleza, rede hoteleira e hospitalidade do Litoral Norte da Bahia, o que resultará em atração de turistas e também de negócios para a localidade.

"Esta acomodação será muito importante para a seleção Croata e eu concedo a ela a graduação de primeira classe. Desejo que a delegação permaneça neste espaço o maior tempo possível e torço para que a final da Copa do Mundo da FIFA™ seja como a abertura, entre Brasil e Croácia", comenta Drago Stambuk, Embaixador da Croácia no Brasil.

O Centro também se configura como mais um legado da Copa do Mundo da FIFA™, pois será utilizado após o Mundial de Futebol para a realização de campeonatos esportivos e de eventos de entretenimento, congressos, entre outros, que devem movimentar ainda mais a economia.