A Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014 demanda muito trabalho, preparação e estímulo de milhares de profissionais, que entrarão em cena durante os dias de competição. Na escalação, motoristas e cobradores de ônibus, guia de turismo, atendentes de rádio táxi e taxistas. Esta ‘seleção’ troca o campo pela sala de aula e a bola por livros.

É o caso dos frequentadores do curso ‘Transporte e Copa do Mundo’, resultado da parceria entre a Secretaria Estadual para Assuntos da Copa (Secopa), com o Serviço Social do Transporte (Sest). Em 70 horas de aula, os alunos têm disciplinas de inglês, atendimento, cordialidade, pontos turísticos, entre outras.

“O curso é muito bom. Aprendemos bastante, inclusive já uso parte do meu aprendizado no meio dia a dia e quero aprender ainda muito mais”, afirma o cobrador de ônibus coletivo há um ano e meio, Jorge Loiola.

O desejo de aprender mais é compartilhado por todos os alunos, principalmente na disciplina que ensina inglês. Seu Helinaldo Costa, motorista de ônibus há 10 anos, é um dos mais animados. Para ele, o curso deu o “ponta pé inicial” dessa nova fase de aprendizado.

Costa começou “com vergonha”. Mas coube à professora mudar a situação, adotando “um método que tirou isso de nós e nos deu estímulo para irmos mais longe. O curso tirou uma barreira entre mim e o inglês. Hoje, quero ir mais além e, com certeza, aqui é apenas o início”.

Empreendedorismo 

A professora Clenirian Barroso também se declara apaixonada pelo curso. Ela acompanhou muitas turmas, desde janeiro de 2013, quando começou a dar aulas em Salvador. “Este projeto foi excelente. Neste tempo que atuo nele já vi mais do que alunos aprendendo, vi realmente vidas sendo mudadas, e de verdade”.

Segundo a professora, muitos alunos abriram seu próprio negócio rm decorrência das aulas de empreendedorismo. “Mas tem um caso que me marcou ainda mais. Um aluno, de 64 anos de idade, passou numa seleção para trabalhar no Rio de Janeiro e me disse que teve êxito na prova, porque muitas questões exigiram o conteúdo que ele aprendeu aqui. Isso é muito bom. Para eles, a Copa vai passar, mas o aprendizado será eterno”.

Ao todo, os cursos oferecidos pela Secopa já disponibilizaram cerca de 5,5 mil novas oportunidades de aprendizado. Mais de R$ 6,5 milhões foram investidos pela secretaria na qualificação profissional da população. Milhares de outras vagas foram abertas por diferentes órgãos e instituições, possibilitando ao Brasil ultrapassar a marca das 50 mil ofertas em cursos e oficinas.

Só na residência de Gilson Ribeiro, motorista de ônibus e caminhão há 10 anos, duas vagas mudou a realidade de sua família. “Vim estudar e ainda trouxe minha filha, que ainda é estudante, mas que agora tem um diferencial e um estímulo a mais para ir em busca do seu primeiro emprego. Estou duplamente feliz e animado”.

Mais qualificação 

A Secopa-Bahia firmou com importantes instituições de ensino e de profissionalização como a Universidade Estadual da Bahia (Uneb), o Sistema S (Sest, Senac e Senat) e o Sebrae foram parcerias da Secopa em seus projetos.

Além dos profissionais de transporte, outras categorias já foram contempladas pelos programas de qualificação da Secopa – guias de turismo, estudantes, ex-atletas de futebol, baianas do acarajé, profissionais de imprensa, dentre outros.

Assim como Salvador, cidades como, Camaçari, Mata de São João, Ilhéus, Juazeiro, Feira de Santana e Ubaíra também foram contempladas e já contam com uma população mais preparada para recepcionar os turistas que virão à Bahia para assistir aos jogos e também conhecer as belezas naturais e cultura da capital e do interior do estado.