As pessoas interessadas em participar do workshop com a performer portuguesa Luisa Mota, que acontece nesta quinta e sexta-feira (24 e 25), no casarão do Museu de Arte Moderna (MAM/BA), em Salvador, pode se inscreve gratuitamente pela internet. A atividade servirá para selecionar 50 pessoas que participarão de performance da artista na abertura da 3ª Bienal da Bahia, no dia 29 do próximo mês de maio.

Graduada em Belas Artes e Estudos Críticos pela Goldsmiths College of London e mestre em Escultura pela Royal College of Art, ambas instituições inglesas, Luisa reside em São Paulo, onde já realizou a exposição I believe in good things coming (2013) e foi convidada para o Paço das Artes 2014.

O workshop no MAM integra o projeto ‘Sistema de Trocas’ da 3ª Bienal, que propõe encontro e permuta de diferentes formas de inteligências via contato humano. Luisa pretende explorar ideias de linguagem corporal, comportamento e incorporação, com jogos e exercícios que estimulam símbolos-arquétipos específicos de cada participante.

As atividades totalizam 11 horas de trabalho. Na quinta (24), acontecerá das 10 às 13h e das 14 às 17h, e na sexta (25), das 12 às 17h. Luisa Mota faz parte grupo de convidados da 3ª Bienal para realizar residências artísticas, que inclui ainda artistas do Rio de Janeiro, São Paulo, Ceará, Pernambuco, Porto Rico, Congo e Líbano. A 3ª Bienal terá programação com 100 dias de ações em Salvador e em mais 10 municípios baianos, terminando em 7 de setembro.

Nordeste

A 3ª Bienal, recupera as duas únicas bienais já realizadas na Bahia, uma em 1966 e outra em 1968. Essa última foi interrompida pela ditadura militar e civil que assolou o país, com apreensão de obras de arte e prisão de artistas participantes. A temática geral da 3ª Bienal é proposta por meio de uma indagação –‘É tudo Nordeste?’.

A 3ª Bienal é uma iniciativa do Estado da Bahia, por intermédio da Secretaria de Cultura (Secult) e convênio entre Fundação Hansen Bahia e o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac), sendo o MAM responsável pela concepção e coordenação. Mais informações no site da bienal.