As propostas de curadoria da 3ª Bienal da Bahia, que determinam as exposições e trabalhos a serem mostrados, vão ser apresentadas neste sábado (12), a partir das 9h, no auditório da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia (Ufba), na Rua Caetano Moura, bairro da Federação, que é parceira da iniciativa.

A apresentação ocorre no Curso de Formação de Mediadores, que está preparando profissionais para trabalhar nos 100 dias de programação da 3ª Bienal. O evento acontece de 29 de maio a 7 de setembro, em Salvador e mais dez municípios baianos.

Pesquisadores, pós-graduandos e professores da Ufba terão acesso às palestras desde que se identifiquem no momento da entrada. Os monitores formados pelo curso serão certificados pela Pró-Reitoria de Extensão da universidade em parceria com a Escola de Belas Artes (EBA).

Farão palestras os curadores-chefes Marcelo Rezende, Ana Pato e Ayrson Heráclito. Eles vão comentar sobre a opção de abordagem de curadoria, atividades da 3ª Bienal e artistas já confirmados.

Antes mesmo da abertura, a 3ª Bienal da Bahia já está em processo de realização. Um exemplo são as residências em que 11 artistas nacionais e internacionais estão criando ações e obras para o evento. Eles ficam hospedados no Instituto Sacatar, na Ilha de Itaparica. Omar Salomão, Camila Sposati, Charbel-Joseph H. Boutros, Giselle Beiguelman e Eustáquio Neves são alguns deles.

As presenças dos artistas e a bienal são patrocinadas pelo Governo da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura (Secult) e convênio entre a Fundação Hansen Bahia e o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac). O Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA) ficou com a concepção e a coordenação geral.

No curso de mediação deste sábado estarão presentes ainda diferentes gerações de artistas confirmados para a 3ª Bienal – Juraci Dórea (criador da identidade visual da bienal), Gaio Matos, Arthur Scovino e Marcondes Dourado. “Eles irão falar como a trajetória de cada um se conecta com a essência da bienal e como compreenderam a proposta de curadoria”, explica a coordenadora do curso e professora da EBA, Mariela Hernández.

Neste domingo (13), às 10h, o artista e performer Wagner Lacerda realizará o workshop ‘Expressão corporal e mediação’, na área externa da Faculdade de Arquitetura da Ufba. Lacerda é mestre em processos criativos pela Escola de Belas Artes e atua ainda nas áreas de body painting (pintura corporal), escultura e desenho.