Professoras da Academia de Ciências da Áustria e da Academia de Belas Artes da Áustria, entre elas, Maria Welzig, mostraram exemplos de reapropriação de espaços urbanos, com exibição de experiências em Viena, Berlim (Alemanha), Madri (Espanha), Paris (França) e São Petersburgo (Rússia). Segundo as especialistas, esses exemplos servem de subsídios para futuros projetos a serem aplicados no Pelourinho.

As apresentações aconteceram durante o ‘Simpósio Internacional Berlim/Salvador: Reapropriação Urbana entre Marketing e Autoafirmação’, que acontece no anfiteatro da Faculdade de Medicina, no Centro Histórico de Salvador (CHS), com a realização de mesas redondas e palestras de especialistas brasileiros e estrangeiros.

Promovem o seminário, o Goethe-Institut Salvador-Bahia/ICBA, em parceria com a Secretaria de Cultura da Bahia (Secult), por meio do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac), e as faculdades de Arquitetura e de Medicina da Universidade Federal da Bahia (Ufba).

O público alvo são profissionais, pesquisadores e estudantes das áreas da arquitetura, urbanismo, patrimônio cultural, conservação e restauro, belas artes, museologia e gestores e técnicos municipais, estaduais e federais. Mais informações estão disponíveis na internet.