Neste final de semana (de 26 a 27) o Jardim dos Namorados, na Pituba, orla de Salvador, volta a ganhar o colorido das barracas do Instituto Visconde de Mauá – autarquia vinculada à Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) – com a realização da última edição da temporada 2013/2014 da Feira Baiana de Artesanato.

Opção gratuita de lazer para o público, o evento reúne, das 16h às 22h, uma amostra da produção artesanal de todo estado, além de barracas com iguarias da culinária baiana. A partir das 19h, tem show de música, ao vivo. A feira conta com o apoio também do Sebrae-Ba.

São 80 barracas que apresentam peças utilitárias e decorativas de cerâmica, instrumentos musicais, esculturas de madeira, bijuterias, panos bordados, artefatos de couro, cestaria e tapetes, mandalas entre outras.

Esta edição, além dos trabalhos de artesãos de Salvador, conta também com a produção de trançados e bolsas de sisal do município de Conceição do Coité; as colchas e almofadas de retalho de São Sebastião do Passé; a arte em fibra de coco, com colares e pulseiras, de Camaçari; a renda de bilro de Ilha de Maré; e as peças de cerâmica de Dias D’Ávila.

Culinária baiana

O espaço conta também com 20 barracas oferecendo pratos típicos e quitutes da culinária baiana, como acarajé, abará, sarapatel, arrumadinho, carne do sol, escondidinho, beijus, além de pastéis, bolos tortas doces e salgadas.

A Feira Baiana de Artesanato integra as ações do Instituo Mauá no fomento ao segmento artesanal. Além de valorizar e divulgar o trabalho dos artesãos, o evento funciona como canal de escoamento da produção, permitindo a comercialização direta das peças junto ao público e assegurando, portanto, a geração de emprego e renda a milhares de baianos que se dedicam ao ofício.

A 11ª edição da FBA teve início de 14 de setembro de 2013, sendo realizada quinzenalmente, aos sábados e domingos. Mais informações sobre a Feira pelo telefone 3116-6183.